BLOG

Aqui você encontra mais informações sobre propriedade industrial,

com a análise de quem é especialista no assunto. 

VOLTAR
7 Benefícios de ter sua marca registrada

7 Benefícios de ter sua marca registrada

Os benefícios de ter sua marca registrada, hoje, são diversos, pois o mercado pede que as empresas invistam em ações estratégicas para se diferenciar dos concorrentes.

Se você busca se destacar e quer ter um valor agregado para seu produto ou serviço, o registro de marca é o primeiro passo para alavancar seu negócio.

Ainda está em dúvida? Confira 7 benefícios que você terá ao registrar a sua marca!

7 benefícios do registro para a sua marca

Dá uma olhada no que trouxemos para você!

  1. Garantia futura de que a marca é sua

Quando falamos sobre pequenas empresas ou até startups, poucas pessoas têm interesse no registro de marca. Vai que não dá certo, não é?

Errado! O produto ou serviço criado, seja tangível ou intangível, pode ter muito valor no futuro, principalmente o nome da empresa. A Coca Cola é um exemplo claro disso, conhecida mundialmente e com exclusividade.

Com a marca registrada, esse ativo é seu, sem questionamentos. Você é o proprietário do valor que o nome carregará no mercado daqui pra frente.

Aliás, nunca se sabe aonde sua empresa ou startup vai chegar, ela pode valer milhões. E esse nome só será seu com o registro realizado.

  1. A marca agrega valor aos produtos e serviços da empresa

Atualmente, com tantas empresas com trabalhos semelhantes, ter uma marca é um diferencial competitivo enorme. O conhecimento técnico e os produtos da concorrência talvez até sejam parecidos, mas sempre há aquele que irá se destacar em qualidade.

Essa qualidade só é reconhecida pela diferença de marca, que é o meio pelo qual o cliente vai se conectar com a sua empresa. Com o nome, ele conseguirá distinguir qual a melhor opção, saberá falar sobre ela e a terá como preferência na hora da compra.

Além de agregar ao valor que seu produto ou serviço já apresenta, o registro carrega credibilidade, mostrando para o cliente que seus serviços possuem procedência, atrelando, assim, a qualidade final.

Que tal um exemplo para você entender melhor?

A Fanta e a Sukita são empresas diferentes, mas ambas são refrigerantes de laranja. Se a marca não fosse bem definida, a única distinção entre elas para o consumidor seria o gosto.

Seja qual for a sua preferência, sem os nomes definidos é impossível construir um ranking para ver qual é a melhor. As pessoas precisam de algum “a mais” para falar sobre elas e atrair mais clientes.

Veja nosso exemplo de um cliente divulgando com e sem marca:

Sem nome: “O melhor é aquele refrigerante de laranja com o rótulo laranja, a garrafa com curvinhas de 2 litros, sabe?”

Com nome: “A Fanta/Sukita é melhor!”

Muda tudo, não é? Sem marca, como as pessoas vão te reconhecer? A fidelidade dos consumidores e atração de mais consumidores só vai acontecer se você ser conhecido no mercado. E a forma mais simples de fazer isso é ter sua marca delimitada e exclusiva através do registro.

  1. A marca passa a ser sua propriedade

Quando você faz o registro, recebe um certificado garantindo sua exclusividade. Com isso, a marca se torna sua propriedade, podendo ser deixada até como herança!

Dá para contabilizá-la e, de acordo com o valor adquirido, ser utilizada como garantia bancária de empréstimos, operações internacionais e até financiamentos, assim como outras propriedades e bens.

  1. O registro de marca protege seu produto ou serviço da concorrência

Com o crescimento, é possível que muitas pessoas queiram usar o seu nome para agregar seus serviços. Com isso, a concorrência pode usar sua marca sem autorização e prejudicar seu valor para os clientes com produtos de má qualidade.

Tendo o registro, você garante segurança em todo território nacional. Qualquer uso não autorizado é visto como violação da lei de propriedade industrial, ocasionando sérios problemas para quem copiou.

  1. Rapidez no processo de indenizações

Um dos problemas para o concorrente é o processo de indenização. Ir atrás de ações jurídicas por conta de perdas ou danos causados é muito mais fácil quando se tem o registro em mãos.

Assim, você prova com facilidade que a marca pertence a você e o andamento do processo é muito mais rápido, sem demora para penalizar o infrator.

  1. Você pode optar por vender a sua marca, licenciar ou franquear

Apenas marcas registradas podem ser negociadas com licenciamentos, franquias ou vendas, porque é preciso provar a titularidade do documento para ter o direito de exploração comercial.

Com a consolidação de sua marca no mercado e o valor crescendo, mais e mais as pessoas terão interesse em investir em seu empreendimento. Dessa forma, você tem o direito de licenciar ou franquear sua marca, aumentando seus rendimentos, sem deixar de ser o dono.

  1. O registro de marcas confere proteção em outros países.

O registro de marca assegura o uso exclusivo em todo o território nacional em seu segmento de mercado. Mas, com esse registro, você possui vantagens também em território mundial.

A proteção em outros países não é automática como no Brasil, mas pode ser de grande ajuda para te proteger caso haja cópias de seus produtos atrelados a sua marca no exterior.

Por exemplo, a Coca-Cola pode ter o registro nos EUA. Mas qualquer pessoa que quiser utilizá-la em outros países, fará por meio de uma franquia, seguindo as regras de produção e comércio para não sujar o nome da empresa.

Onde registrar marcas e patentes?

Depois de conhecer os benefícios de registrar sua marca, você não vai deixá-la por aí dando sopa sem proteção legal, não é?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre onde registrar marcas e patentes. É muito importante saber exatamente a qual órgão deve recorrer, para que a proteção seja feita de acordo com a lei.

O órgão responsável pelos registros de marcas e patentes é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em que você tem garantia de proteção legal e segurança total de sua marca no território nacional.

O registro pode ser feito por pessoas físicas, mas para maior segurança, do começo ao fim do processo, é fundamental encontrar um profissional especializado na área para a junção adequada de documentos e, principalmente, para o cuidado com cada detalhe do processo.

A AtlasPi é a melhor opção para te ajudar a registrar sua marca com profissionais qualificados, que possuem experiência no assunto!

Além de cuidar de toda a papelada necessária e todo o procedimento, os especialistas da AtlasPi auxiliam sua empresa depois do registro, mantendo-se de olho nas possíveis cópias de sua marca. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de outras notícias relacionadas!

    Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? SAIBA MAIS

    SOBRE ATLAS E GESTÃO 360°