BLOG

Aqui você encontra mais informações sobre propriedade industrial,

com a análise de quem é especialista no assunto. 

VOLTAR
Como saber se o Spotify irá proteger seus direitos autorais?

Como saber se o Spotify irá proteger seus direitos autorais?

O Spotify, definitivamente, chegou para ficar e desde quando foi lançado em 2008, na Suécia, conquistou o mundo inteiro, ganhando espaço em praticamente todos os países, além de ter sido traduzido para 12 idiomas.

Atualmente, é o maior serviço de streaming do planeta, com mais 100 milhões de usuários pagantes, totalizando 217 milhões.

A partir do momento que chegou ao Brasil, em 2014, a plataforma não parou de crescer - não só em quantidade de usuários, mas em número de músicos que desejam lançar suas músicas no Spotify.

Aliás, é preciso acompanhar o mercado e a mídia física está cada vez menos presente no cotidiano das pessoas.

No entanto, a questão que fica é: será que todas as músicas publicadas no Spotify têm os direitos autorais dos artistas protegidos?

Como funciona o Spotify para os artistas com suas músicas em seu acervo?

O Spotify já foi baixado por milhares de pessoas por um conjunto de fatores, como usabilidade, quantidade de músicas disponíveis para os usuários, sistema de flow (que sugere músicas de acordo com o gosto de cada user) e muitos outros.

É por isso que se tornou uma empresa tão reconhecida e famosa, tanto que foi apontada, em abril de 2018, como a 7ª empresa mais valiosa do mundo.

A Bolsa de Valores de Nova York registrou ações do Spotify em torno de 24 bilhões, ou seja, uma megaempresa com alto valor de mercado.

Entretanto, claro que não é somente a plataforma em si que gerou essa quantia para a empresa, até mesmo porque sem as músicas o Spotify não seria nada.

Elas são consideradas o principal produto da plataforma. Dessa forma, nada mais justo do que os artistas também receberem sua parte, não é verdade?

Se você é artista e pensa em disponibilizar as suas produções, é importante se certificar do quanto você receberá pelas execuções das suas músicas e sobre como funciona os direitos autorais de obras que estão na biblioteca do Spotify.

A plataforma, além do aplicativo para PC e para mobile, também possui versão online para cerca de US$ 0,0038 por stream, isto é, a cada vez que uma faixa é executada.

Para se ter uma ideia, a cada 1.000 reproduções de uma música, o artista receberá cerca de 4 dólares.

Quando os artistas têm gravadoras envolvidas no processo, esse valor aumenta um pouco, atingindo cerca de 7,50 dólares para 1000 reproduções.

Além disso, o Spotify leva muito a sério a questão de direitos autorais em sua plataforma e apresenta um canal de comunicação aberto com os artistas que quiserem reivindicar algum direito sobre alguma música, portanto, pode ficar tranquilo.

Como adicionar músicas no Spotify?

Adicionar suas músicas no Spotify não é muito complexo. Na verdade, trata-se de um processo fundamental para crescer no cenário musical atual. Isso porque, como podemos facilmente perceber com os números trazidos aqui, o modo de consumir música mudou.

Em razão disso, disponibilizar suas obras em um dos principais serviços de streaming é essencial.

Um usuário pode até te conhecer de alguma outra plataforma, como Youtube, Facebook ou até mesmo ao vivo, porém, quando quiser consumir mais do seu trabalho, é no Spotify ou em outros serviços populares de streaming, como o Apple Music e o Deezer, que ele irá te procurar.

Não dá para negar que adicionar suas produções no Spotify é imprescindível. Para isso, você precisará de uma distribuidora digital, que é uma agregadora que enviará suas músicas para as plataformas digitais, além de fazer todo o gerenciamento das suas obras disponíveis.

Em alguns países, já é possível adicionar as músicas sem o intermédio de uma distribuidora, no entanto, ainda não há previsão para esse modo no Spotify no Brasil.

Onde registrar direitos autorais de música?

Apesar do Spotify ter uma política de proteção dos direitos autorais de artistas, é importante que suas músicas estejam devidamente registradas, pois, quando estiverem na plataforma, ficarão disponíveis para o mundo.

O registro se mostra importante, também, para ter todos os direitos autorais morais e comerciais repassados para os devidos autores das músicas.

Quando se trata de uma banda, é muito comum que as canções tenham vários autores ou coautores. Nesse caso, faz-se um acordo para dividir a porcentagem de direito de cada um.

A AtlasPI é uma empresa especializada em registro de obras fonomecânicas, por isso, se você é um artista em início de carreira e ainda não tem as suas obras devidamente registradas, entre em contato com a nossa equipe para registrar todas as suas canções!

    Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? SAIBA MAIS

    SOBRE ATLAS E GESTÃO 360°