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Como saber se uma marca já existe? Entenda o processo!

Como saber se uma marca já existe? Entenda o processo!

Normalmente, quem está começando um empreendimento se depara com a dúvida: como saber se uma marca já existe? Por mais que pareça uma tarefa fácil, encontrar e decidir um nome para uma empresa envolve bastante análise e estudo.

Esse momento é crucial para qualquer negócio que pretende ter sucesso no mercado. Mais do que oferecer serviços, é preciso que os consumidores se identifiquem com a sua marca. Isso desperta uma relação de confiança que faz muito bem para a imagem e alma da corporação.

Para tanto, é importante ter originalidade e criatividade. No post de hoje, você vai saber como identificar se a marca que você deseja já está em vigor, ou, se ainda não pensou em nada, vamos te ajudar como escolher um nome que faça realmente sentido.

É só continuar a leitura para conferir!

Como saber se uma marca já existe? É hora de pesquisar!

registro da marca

Para descobrir se uma marca está em vigência, é preciso pesquisar. Mas, é claro, não se trata de fazer uma análise generalizada.

Entenda melhor o processo:

Faça uma verificação geral em um buscador da internet e redes sociais

Como dissemos, você não deve decidir um nome através dos resultados de uma busca genérica. Porém, vale a pena pesquisar a nomenclatura que você pretende apenas para ter uma noção do que irá aparecer semelhante ao termo.

É interessante ver o que existe parecido e o que as pessoas estão falando sobre isso.

Realize uma pesquisa no INPI

Nós já falamos em postagens anteriores que o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão responsável pelo registro de marcas e patentes. Dessa forma, é por meio dele que você irá averiguar se o nome que você quer dar a sua marca já existe.

A consulta no INPI é gratuita e permite que você faça diversas combinações de letras para se certificar de que não há nenhuma outra empresa registrada com a mesma palavra.

Encontrou alguma marca com o mesmo nome?

Se em meio a consulta você identificou que tem uma marca igual a sua ou que já existe um pedido de registro de marca aberto, a saída, infelizmente, é buscar outra ideia.

Ainda que o registro de tal empresa não tenha sido concluído, ela tem direito sobre o nome por ter feito o pedido antes de você. (Se quiser entender melhor como funciona o processo do registro no INPI, aproveite para ler nosso artigo: Como proceder como registro de marca no INPI?).
O registro de marcas vale por 10 anos. Chegando próximo a esse período, o titular pode prorrogar essa validade. No entanto, se não for dada devida atenção e cuidado a esse tempo, é possível que uma nova pessoa assuma a titularidade da marca.

Entretanto, quando se inicia um empreendimento, independentemente de ser algo grande ou ainda pequeno, o mais recomendado é realizar o pedido do registro.

Não sabe qual nome dar a sua marca? Saiba o que considerar nesse momento!

nova marca

Escolher um nome para representar uma marca é mais difícil do que se imagina. É um instante que pede reflexão, análise e bastante estudo. Afinal, a nomenclatura deve transmitir e se tornar um símbolo do que essa marca é. Por isso, é importante seguir alguns passos simples:

Defina um nome que seja claro

É fundamental que o nome da sua marca seja compreensível para que todos que o olharem se lembrem dela sem dificuldade ou estranhamento.

Esse é o momento de você parar e pensar que, a decisão tomada, será a forma como a sua empresa ficará memorizada. É quase como dar o nome a um filho, a sua escolha é como irão chamá-lo para o resto da vida.

Venda a identidade da sua marca

Decida um nome que seja capaz de transmitir a identidade da sua marca - é por isso que é importante que a nomenclatura seja fácil e clara. Assim, ao se depararem com ela, as pessoas já terão noção do que a empresa faz e os serviços que oferece.

Precisa conversar com o seu público

Além de mostrar a identidade da marca, é imprescindível que o nome converse com o público. Portanto, você deve levar em consideração o estilo, linguagem e preferência das pessoas.

Criativo e moderno

Quando falamos sobre ser claro e fácil, não estamos dizendo que o nome tem de ser sem graça. Muito pelo contrário. Além de compreensível, é essencial que ele seja criativo e moderno.

Utilizar termos desatualizados e muito comuns podem fazer com que sua marca passe despercebida aos olhos do público. Portanto, deixe a criatividade e a imaginação fluir!

Precisa de ajuda para realizar o registro da sua marca?

A AtlasPi te ajuda! Somos uma empresa especialista em registro de marcas e estamos à disposição para te orientar e te acompanhar durante todo o procedimento. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.

Se quiser saber mais sobre o assunto, é só ficar ligado em nosso blog. Toda semana publicamos um novo artigo repleto de informações.

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