BLOG

Aqui você encontra mais informações sobre propriedade industrial,

com a análise de quem é especialista no assunto. 

VOLTAR
Desenho Industrial vs. Patente: Saiba em qual está o seu negócio

Desenho Industrial vs. Patente: Saiba em qual está o seu negócio

Saber em qual categoria o seu negócio se encontra é essencial. Desenho industrial e Patente são dois tipos de serviços diferentes que podem causar, sim, uma confusão na hora de registrar sua invenção.

A importância de proteger sua criatividade é grande, principalmente por causa dos concorrentes ou pessoas de má fé capazes de roubar sua ideia sem pagar nada por isso.

Para tanto, é fundamental saber em qual categoria sua criação se encontra. Vamos discorrer agora sobre cada uma e entender as diferenças entre elas.

O que é patente?

A Patente é dada para todas as invenções com aplicação industrial que solucionam problemas ou são avanços tecnológicos. Como a BINA, ou identificador de chamadas, uma invenção que facilita e soluciona o problema.

Seu objetivo principal é proteger o produto dos concorrentes. Recomenda-se que a patente seja feita sempre antes de lançar o produto, justamente para garantir exclusividade.

Para realizá-la, é necessário descrever de forma técnica o processo de fabricação, a finalidade do produto e diversas outras informações que provem que é viável a produção, como se fosse um “manual do usuário”.

Conseguindo patentear sua criação, você decide a utilização, quanto vai custar e de que maneira vai ser feita, mesmo que a “fórmula” da invenção esteja a vista do público.

Há dois modelos de patentes:

  • Patente de Invenção

Em que a criação é totalmente inovadora e com aplicação industrial. Por exemplo, a jarra de água.

  • Patente de Utilidade

Invenções em cima de patentes que já existem e que adaptam de forma inovadora aquele produto ou processo: a jarra de água com tampa embutida, uma inovação em cima da jarra sem tampa. Deu para entender?

Registrar uma patente

Registrar uma patente não é um processo fácil. Depois que você já sabe se o seu produto pode ou não ser patenteado, antes de mais nada, é importante pesquisar para confirmar se não existe outra ideia como a sua.

Depois de verificada a exclusividade, é o momento de reunir os documentos e informações sobre sua invenção. Como fazê-la, como funciona e desenhar se for necessário. Além dos formulários que a INPI exige e o comprovante de pagamento da taxa para o pedido.

É recomendado que todo o processo seja acompanhado por um profissional especialista, para não faltar nenhuma informação ou documento.

O que é Desenho Industrial?

O Desenho Industrial não é a criação em si, mas o design do produto, as características estéticas dos objetos que são produzidos: aparência, cores e linhas que formam o visual.

Podemos dizer que uma estética criativa e inovadora fica na memória do consumidor e atrai mais clientes, ganhando valor frente a concorrência. Por isso a necessidade de registrar um Desenho Industrial.

Vejamos os carros. Cada design de carro é registrado como Desenho Industrial para que a empresa tenha total domínio sobre o modelo.

Registro de Desenho Industrial

Seu Desenho Industrial deve ser totalmente original e possível de ser criado.

Resumidamente, você tem de preencher o formulário de registro e reunir imagens e desenhos de acordo com a lei que cobre as Propriedades Industriais. E, assim como a Patente, passar pelo processo de pagamento das taxas e esperar pelo de registro de fato.

As etapas são extensas e costumam exigir muita atenção e cuidado em cada passo. Por essa razão, é recomendado, assim como para a Patente, que você encontre um profissional que possa te assessorar nesses procedimentos.

Afinal, qual a diferença entre Patente e Desenho Industrial?

Os dois processos são protegidos pelo INPI e pela Lei de Propriedade Industrial e possuem burocracias parecidas, como documentações, formulários, taxas pagas e afins.

Mas qual é a diferença? É o tipo de Propriedade Industrial que muda! Enquanto as patentes protegem a produção tecnocientífica do produto, o Desenho Industrial foca no design do que já existe.

Vamos para um exemplo prático: o óculos de sol é registrado como patente, independentemente de qual seja. A variedade de modelos de óculos de sol, seja redondo, quadrado, retângulo, etc, são registrados como Desenhos Industriais.

Ficou claro a diferença? Agora que você já sabe, compartilhe o post e corre para registrar sua Propriedade Industrial!

E para não errar, a AtlasPI atende seu produto desde o processo inicial e tem o cuidado com seus direitos autorais depois do registro finalizado. Acompanhe nosso blog e fique por dentro! Leia também nosso post sobre Economia criativa e Registro de marca!

    Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? SAIBA MAIS

    SOBRE ATLAS E GESTÃO 360°