BLOG

Aqui você encontra mais informações sobre propriedade industrial,

com a análise de quem é especialista no assunto. 

VOLTAR
Propriedade industrial e a indústria metalmecânica

Propriedade industrial e a indústria metalmecânica

Que o registro de marca é um documento eficiente que protege todo tipo de propriedade industrial, nós já entendemos. Agora, você sabia que ele também pode ser usado para atividades que envolvam a indústria metalmecânica?

É isso mesmo. Quando dissemos que o registro se aplica a qualquer modelo de criação - desde que seja algo realmente inovador e que possa ser usado industrialmente - não estávamos mentindo.

No post de hoje, vamos te deixar por dentro do setor de metalmecânica e contar sobre uma parceria formada entre duas grandes empresas, uma especializada em registro de marcas e patentes e outra do ramo da metalúrgica.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar com a gente!

Antes da propriedade industrial, o que faz a indústria metalúrgica?

A indústria, em geral, é uma área de grande destaque para o cenário da economia brasileira. Com a metalmecânica, essa proeminência se torna ainda maior. Afinal, estamos falando de um setor que se conecta com todos os demais. Ou melhor, os demais setores produtivos que necessitam da metalúrgica para funcionar.

A indústria metalmecânica, para ser mais claro, é a responsável por transformar elementos, como metais, ferro, alumínio, em diferentes tipos de produtos. De onde você acha que vem as máquinas, as estruturas metálicas, a tecnologia híbrida, impressoras 3D e tantos outros acessórios? É graças a ela!

É por isso que, para trabalhar na área, o profissional precisa atender aos seguintes requisitos:

- Estar ligado às inovações;
- Se inteirar sobre as últimas tecnologias;
- Demonstrar uma busca constante por conhecimento;
- Focar em uma produção mais sustentável, eficiente e econômica;
- Tem a possibilidade de comercializar máquinas e outros produtos.

O que isso tem a ver com registro de marcas e propriedade industrial?

É provável que você esteja se perguntando “ o que isso tem a ver com registro de marcas e propriedade industrial?”. Pare e analise. Estamos nos referindo a um setor que vive em frequente produção e criação de novos produtos.

Para qualquer atividade inventiva, que seja aplicável na indústria, repetimos: cabe a realização do registro. É esse documento que irá garantir a você, criador, ou a sua empresa, a titularidade da invenção, bem como assegurar sua exclusividade.

Todo esse processo é fundamental para afastar que terceiros tentem usar o seu invento ou a sua marca em algum momento.

Para registrar qualquer tipo de criação, é muito fácil. Mesmo já tendo tratado do assunto em um artigo anterior, vale a pena reforçarmos o procedimento aqui:

- Tudo acontece por meio do Instituto de Propriedade Industrial, o famoso INPI. É no site ou em uma das sedes do INPI que você deve ir para dar início ao pedido do registro;
- Antes da solicitação, no entanto, é imprescindível que você navegue pelo portal do instituto e entenda, de fato, como funciona o registro;
- Depois disso, você será direcionado a uma página de busca para identificar se já não existe alguma marca ou atividade igual a sua. Afinal, quem faz o pedido primeiro tem o direito, mesmo que ainda esteja em processo;
- Na sequência, você será levado a Guia de Recolhimento da União (GRU), com uma taxa. Realize o pagamento. (Se quiser, é possível conferir os valores das retribuições no próprio site do INPI);

- Assim que o pagamento é verificado pelo órgão, você está liberado para efetuar seu pedido.

- Por fim, é só acompanhar como vai o andamento da sua solicitação e aguardar. Se houver qualquer tipo de problema no caminho, você será informado, pode ficar tranquilo.

AtlasPI e Sindimetal, uma parceria que deu certo!

A AtlasPI, empresa especializada em registro de marcas e patentes, acaba de firmar uma parceria com a Sindimental, Sindicato de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Maringá -PR, que integra mais de 1000 filiais.

O objetivo dessa aliança pretende melhorar o atendimento aos associados do sindicato e proporcionar um auxílio com questões jurídicas e administrativas para que se alcance uma gestão otimizada sobre propriedade industrial.

O papel da AtlasPI será essencial nessa trajetória. Aliás, nada melhor do que contar com a orientação de quem entende do assunto para ter sucesso no âmbito industrial, não é mesmo?

E se você, que está lendo esse post, também precisar de auxílio para fazer o registro da sua marca ou patente, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em colaborar com o seu negócio.

Não se esqueça: se quiser continuar acompanhando conteúdos como temáticas relacionadas, é só ficar de olho em nosso blog. Toda semana temos uma postagem novinha, cheia de informações, te esperando. Até a próxima!

    Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? SAIBA MAIS

    SOBRE ATLAS E GESTÃO 360°