BLOG

Aqui você encontra mais informações sobre propriedade industrial,

com a análise de quem é especialista no assunto. 

VOLTAR
Segredo industrial e registro de patente: quais as vantagens?

Segredo industrial e registro de patente: quais as vantagens?

Como você já sabe, o registro de patente dá o direito de exclusividade por tempo determinado ao autor de uma invenção. O segredo industrial, por sua vez, é um método utilizado para manter a criação em sigilo.

Como assim? Bem, digamos que a sua empresa crie um novo serviço ou produto que a faça crescer e ter muito sucesso e você não quer que ninguém saiba como essa atividade inventiva foi desenvolvida. Para isso, você mantém o segredo industrial.

De forma bem resumida, é uma maneira de preservar a sua invenção da concorrência. Parece interessante, no entanto, esse procedimento não te fornece a mesma segurança que a patente. Mas a gente te explica essa história a seguir.

Continue a leitura para saber mais!

Qual a diferença entre o registro comum e o segredo industrial?

A divergência entre os dois está exatamente aí: na etapa do registro. Diferente das marcas, desenhos industriais e patentes, em que é feito um registro legal para assegurar que terceiros não copiem uma invenção,  o segredo industrial acontece, normalmente, entre os colaboradores da própria empresa.

Não há um trâmite obrigatório e legalizado para garantir os direitos de uma criação nesse caso. Cria-se um formulário ou uma documentação para que os membros da corporação mantenham o sigilo da atividade inventada.

É como contar com a sorte e torcer para que todos cumpram com sua palavra. É claro que essa decisão é tomada com muita seriedade e responsabilidade, entretanto, não é possível garantir que nenhuma informação sequer irá escapar em algum momento, ainda que haja penalização.

O registro de marcas e patentes, mesmo que possua um tempo de vigência estipulado e seja necessário detalhar a invenção para fazê-lo, é um meio seguro de manter o direito de autoria e afastar qualquer tentativa de plágio da concorrência.

Qual é o lado positivo do segredo industrial?

patentes de marcas

Não estamos dizendo que o segredo é uma estratégia completamente negativa. Ele apresenta, sim, alguns pontos interessantes. Veja:

Por não precisar de um trâmite legal que exige detalhes para exemplificar como se chegou a determinada invenção, o segredo industrial assevera a exclusividade do projeto perante a concorrência.  Se todos colaborarem, ninguém fica sabendo e a empresa se torna a única a fornecer tal serviço ou produto;

O inventor da criação pode guardar o segredo por tempo indeterminado. Novamente, distinguindo-se da patente, que apresenta um prazo;

Existem leis para ajudar os inventores que recorrem ao segredo industrial.

Confira 3 segredos industriais conhecidos mundialmente

Para ficar mais claro tudo o que falamos até agora, trouxemos 3 nomes famosos que são totalmente sigilosos:

  • Molho do McDonald’s

    Sabe aquele molho que acompanha os sanduíches do Mcdonald's e todos ficam se perguntando do que é feito? Segredo industrial!

  • Coca-Cola

    O refresco que conquistou o coração do mundo inteiro é produzido a partir de uma fórmula que somente seus criadores conhecem.

  • Apple

    Embora seja extremamente conhecida e comentada pelas funcionalidades e características de seus aparelhos, a marca guarda segredos a sete chaves. Segundo matérias na internet, até mesmo os funcionários da empresa passam por testes para provarem que não estão compartilhando informações com pessoas de fora.

Veja, agora, as vantagens de se obter uma patente

inovação industrial

Apesar de algumas marcas famosas contarem com segredos industriais, obter uma patente pode ser muito mais benéfico para você, inventor, ou para sua empresa, porque:

  • Protege sua invenção legalmente contra ações de plágio e exploração de terceiros

A patente vai te certificar a titularidade da criação, inibindo qualquer atitude duvidosa. Com ela, é possível recorrer judicialmente à tentativa de cópia ou uso indevido.

  • Te dá exclusividade para comercialização

Tendo a patente, você fica como o único autorizado a comercializar a criação.

  • Valoriza o esforço que você dedicou à criação

Todo o empenho, recurso e tempo utilizado para criar o produto é valorizado através da patente.

  • O registro de patente atrai investidores

Para os investidores, o título do registro transmite maior sensação de segurança para investir dinheiro em tal serviço, produto ou tecnologia.

Esses são apenas algumas das vantagens de se obter uma patente. Se quiser saber mais, leia nosso post sobre as classificações e custo de uma patente. Lá, temos uma explicação mais aprofundada sobre o assunto.

Precisa de ajuda?

Se depois desse artigo a sua concepção sobre o segredo industrial mudou e você está considerando fazer o registro de patente, a AtlasPi pode te auxiliar! Somos uma empresa consolidada no mercado, com especialidade em registros de marcas, patentes e desenhos industriais. Entre em contato conosco!

E para conferir outras postagens informativas como essa, é só acompanhar nosso blog!

    Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? SAIBA MAIS

    SOBRE ATLAS E GESTÃO 360°